Português
 
 
 
- Identidade
- Instalações
 
 
  Histórico
 
No final da década de 1950 e início da década de 1960 funcionava, onde hoje está funcionando o Hospital São José, a Associação São José, que prestava assistência social e religiosa aos pacientes da região. A entidade era liderada pelas senhoras Alice Quintella Maurício Regadas e Judite Quintella Maurício de Paula, que se destacaram nesse trabalho incansável. Aos poucos outras pessoas se associaram a elas, inclusive médicos, desenvolvendo pequenas atividades ambulatoriais com a intenção de fundar um hospital.

Na época algumas Irmãs da Congregação de Santa Catarina vinham de Petrópolis para prestar assistência social e religiosa, mas também realizavam pequenos procedimentos de enfermagem em domicílios e ambulatoriais nessa pequena Instituição – que foi crescendo com o auxílio das Irmãs.

A falta de recursos próprios para a construção do Hospital e outras dificuldades levaram os responsáveis a apelarem para que as Irmãs de Santa Catarina assumissem o trabalho de construção do Hospital.

Dessa forma, em 18 de março de 1961, foi feita a transferência do patrimônio da Associação São José para a Associação Congregação de Santa Catarina, com sede em São Paulo.

A partir de então, lideradas pela Irmã Margarida Behlau, as Irmãs se empenharam na construção, organização e aquisição de equipamentos do futuro hospital. Grande parte dos recursos foram conseguidos com a ajuda do povo através de rifas, quermesses e promoção de eventos culturais beneficentes.

Após árduo trabalho de preparação, foi inaugurado em 6 de janeiro de 1962 o Hospital São José. Desde sua fundação, o HSJ cuida da saúde da comunidade de Teresópolis com atendimento de qualidade, buscando sempre a excelência dos serviços prestados, atendendo pacientes do Sistema único de Saúde (SUS), convênios e particulares.

Além da qualidade técnica, no HSJ existe uma preocupação constante com o bem-estar, o conforto e a satisfação dos pacientes, o que se traduz em um atendimento humanizado com alta qualidade na prestação de serviços e nos coloca em uma posição de referencia como instituição hospitalar na região serrana.

Hoje, a Associação Congregação Santa Catarina (ACSC), mantenedora do São José é reconhecida como uma das maiores instituições filantrópicas do País. Sob sua gestão, hospitais, escolas, creches e asilos realizam mais de 6 milhões de atendimentos por ano.

 
Rua Judith Maurício de Paula, 40 - Iúcas - Teresópolis - RJ
Tel: (21) 2741-4300
O HSJ faz parte da